VOCÊ TEM AS MARCAS DO REINO DE DEUS?
“Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá” (Romanos 14.17).
Com muita frequência alguns para se incluírem na lista dos pertencentes ao Reino de Deus dizem: “não bebo, fumo e nunca matei ninguém”. Outros ainda dizem que não comem determinadas comidas, guardam datas e dias. Listas de proibições e abstenções são comuns em alguns movimentos religiosos para determinar níveis de santidade. Contudo, as marcas do cidadão do Reino de Deus não são vistas nessas exterioridades. As marcas do Reino de Deus segundo o apóstolo Paulo podem ser notadas de três maneiras. Vejamos no texto sagrado acima essas marcas:
Primeira, viver corretamente. Parece paradoxal, mas a primeira marca de um cidadão do Reino de Deus não tem nada de “espiritual”. Não é no caminho da igreja que um cidadão do Reino de Deus é notado, mas no seu dia-a-dia. A primeira marca do cidadão do Reino de Deus é o seu modo de viver corretamente. É incompatível alguém dizer que vive um reino espiritual e a vida não testifica isso em atitudes dignas de um cidadão do Reino de Deus.
Segunda, a paz é outra marca distintiva do cidadão do Reino de Deus. A paz que não depende de circunstâncias. A paz ultracircunstancial é marca do cidadão do Reino de Deus. É duvidoso denominar-se cidadão do Reino de Deus e viver uma vida sem experimentar a “paz que excede todo entendimento”.
Terceira, a alegria também é marca distintiva dos cidadãos do Reino de Deus. Não se trata de uma alegria qualquer. A alegria que se refere o apóstolo Paulo é aquela que somente o Espírito Santo de Deus pode dar. A alegria de “ser” sobrepuja a alegria de “ter”. Ter pode proporcionar alegria momentânea, mas a alegria de ser é eterna. Sobre isso Agostinho tinha razão quando disse: “A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.”
Estereótipos de religiosidade pouco ou nada valem quando não há coerência com a vida, ausência de paz e falta de alegria.
Em Cristo,
Pr Manoel Neto