VOCÊ TEM VALOR
“Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto” (Salmo 100:3).
No livro de Celso Nascimento uma história contada por ele me chocou. “Certo dia, ao atravessar uma rua, um artista encontrou um homem que era perfeito para o quadro que pretendia pintar: um mendigo miserável e maltrapilho. Logo disse ao pobre mendigo que lhe pagaria bem, se ele comparecesse ao seu ateliê para lhe servir de modelo. O mendigo concordou e o dia foi marcado.
No dia combinado o homem compareceu ao estúdio do pintor e disse-lhe:
– Conforme combinado estou aqui.
Surpreso, o artista olhou para o moço e disse:
– Mas eu não o conheço de parte nenhuma! Como é que você pode ter combinado alguma coisa comigo?
– Sim – disse ele – eu combinei com o senhor em vir hoje.
– Você dever estar enganado. Deve tratar-se de algum outro artista. Eu estou à espera de um mendigo.
– Mas eu sou aquele mendigo.
– Não pode ser.
– Mas sou ele mesmo.
– O que você fez?
– Bem, eu pensei que deveria me arrumar um pouco melhor antes de servir de modelo para o senhor.
Sem acreditar o mendigo “arrumado” ouviu:
– Eu não o quero assim. Eu o queria exatamente como estava. Desse jeito você já não serve mais para mim”.
Leia lentamente estas palavras: “Desse jeito você já não serve mais para mim”. Que tristeza! Mendigo arrumado não serve. Pessoas restauradas não servem. Pessoas que mudam não servem. A história é um retrato fiel de como algumas pessoas são literalmente usadas. Pessoas usadas por “conveniência”. Vivemos numa geração de descartáveis. Tudo é descartável, desde garrafas, copos, pratos, relacionamentos, até pessoas.
Contudo, não é assim que Deus pensa e age com você e comigo. Nós temos valor para Deus, afinal, “foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto”. O salmista sabia do seu valor por isso orava assim: “Guarda-me como à menina do olho” (salmos 17:8). Você pode até não ter valor para algumas pessoas, mas para Deus você é precioso, você é “a menina dos seus olhos”. Deus não nos descarta. Estamos gravados na retina santa de Deus.
O pintor ficou triste e decepcionado com o mendigo arrumado e limpo. Deus se alegra quando mudamos para melhor porque “foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto”.
Em Cristo,
Pr Manoel Neto