A GRAVIDEZ E A VOLTA DE CRISTO
“A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.” (João 16:21,22).
Jesus não achou outra comparação melhor para expressar a tristeza e alegria dos discípulos com sua partida e sua futura volta do que com o período pré e pós-parto de uma mulher. Sobre isso, no texto sagrado acima há três lições preciosas. Vejamos:
Primeira, assim como numa gravidez as dores são inevitáveis até a vinda de Jesus sofreremos. Nesta vida algumas dores podem ser evitadas, outras não. “A mulher que está dando à luz sente dores”. Semelhantemente, a caminhada cristã é impossível de ser vivida sem dores. Quem espera por Jesus, sente dores neste mundo apodrecido. Ele mesmo diz: “Assim também agora vós tendes tristeza”.
Segunda, assim como existe uma hora certa para a mulher grávida dar à luz de igual modo há um tempo certo para Jesus voltar. Semelhantemente, existe uma data certa para Jesus voltar e só o Pai sabe, ver Mt 24:36, mas precisamos nos preparar para a volta de Jesus. Não sabemos o dia e a hora, mas ele vem! Jesus mesmo disse: “mas outra vez vos verei”.
Terceira, assim como nenhuma angústia durante a gravidez pode ser comparada a alegria do nascimento de um filho, de igual modo quando Jesus voltar não saberemos mais o que é sofrer. Os momentos difíceis, as adversidades, as angústias durante a gravidez e especialmente as dores na hora de dar à luz são esquecidas quando o bebê nasce. “Quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo”. Será assim quando Jesus voltar, toda uma vida de sofrimento será esquecida num milésimo de segundos depois da volta de Jesus. Deleite-se com estas palavras de Jesus: “o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”
Se você está passando por alguma dificuldade por causa da gravidez espiritual, da vida cristã, lembre-se, que o tempo está se esgotando para Jesus voltar e então desfrutaremos para sempre de uma alegria sem fim. As dores e angústias desta vida não podem ser compradas com a alegria que nos está proposta com a volta de Jesus.
Em Cristo,
Pr Manoel Neto