CUIDADO COM A IMPRESSÃO DE BEM-ESTAR
“Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição” (Provérbios 1.32).
Você conhece alguém que vende uma imagem de que sempre está bem? Uma fábula introduz de maneira hilária o que quero falar hoje. Ei-la:
Uma raposa muito jovem, que nunca tinha visto um leão, estava andando pela floresta e deu de cara com um deles. Ela não precisou olhar muito para sair correndo desesperada na direção do primeiro esconderijo que encontrou. Quando viu o leão pela segunda vez, a raposa somente atrás de uma árvore observando-o para ver se seria necessário fugir. Já na terceira vez a raposa foi direto até o leão e começou a dar tapinhas nas costas dele, dizendo:
– Oi, gatão! Tudo bem?
Estas foram as suas últimas palavras!
No texto sagrado acima e na fábula há lições preciosas sobre o achar que tudo está bem, mesmo dando tapinhas nos problemas. Quero destacar duas:
Primeira, os tolos pagam um alto preço por se desviarem do caminho. O texto diz: “Os néscios são mortos por seu desvio”. A Nova Versão Internacional da Bíblia traduz assim o texto inicial acima: “a inconstância dos inexperientes os matará”. Nenhuma raposa experiente vai ao encontro de um leão para flertar ou bater papo.
Semelhantemente, muitos tolos e inexperientes pensando que tudo está bem, se desviam do caminho e são engolidos pelos leões da vida.
Segunda, a sensação de bem-estar pode ser um perigo. O texto sagrado acima diz: “aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição”. A falsa segurança tem destruído muitos. A fama, o dinheiro, o poder produzem uma falsa segurança destruidora. Só os “loucos” depositam sua confiança nessas coisas. A falsa segurança da raposinha acima foi fatal. A impressão de bem-estar dos loucos é a sua própria perdição.
Em Cristo,
Pr Manoel Neto